Você certamente já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? No entanto, nem sempre a propaganda faz um bom trabalho sozinha! E essa ressalva é especialmente verdadeira no momento em que vivemos, com os consumidores se tornando cada dia mais seletivos.

Hoje, uma boa divulgação vai além de simplesmente tentar empurrar produtos aos potenciais clientes. Nesse cenário, a divulgação é, acima de tudo, uma forma de atrair pessoas interessadas pelo negócio.

E não tem mistério: quando se trata de atrair o interesse dos consumidores, uma estratégia de marketing digital completa traz grandes benefícios.

Confira a partir de agora as maiores vantagens proporcionadas por esse investimento!

Visibilidade para a Marca

Outra frase bem marcante no mundo dos negócios diz que quem não é visto não é lembrado. O detalhe é que, nesse caso, não há ressalvas. Afinal de contas, entre centenas e mais centenas de lojas virtuais por aí, se você não der um jeito de se destacar, suas vendas já eram.

É por isso que um dos maiores objetivos do marketing digital é dar visibilidade ao e-commerce, fazendo com que as pessoas conheçam sua loja virtual e o que ela vende. Mas atenção: alcançar uma boa visibilidade depende de uma série de estratégias. Para conhecer algumas, basta continuar com a leitura!

Alcance de Novos Mercados

O limite territorial imposto a uma loja física resulta em vender para um público igualmente restrito. No e-commerce, porém, as coisas são diferentes. Nesse caso, você pode alcançar novas audiências com certa facilidade, quebrando essa regra que, com certeza, impediria seu negócio de crescer.

Sabia, por exemplo, que as vendas internacionais crescem a cada dia? Assim, é mais que possível expandir seu e-commerce para abarcar mercados inexplorados, levando para outros países seus produtos especialmente únicos. O que acha da ideia?

Aumento das Vendas

Uma vez que as barreiras geográficas já não são mais um problema, as vendas podem crescer exponencialmente. Para isso, basta que providencie a infraestrutura necessária para atender às demandas de pedidos. Com o planejamento adequado, você pode escalar o faturamento da sua loja virtual, diversificar seu mix de produtos e agregar soluções que destaquem sua marca no mercado, consequentemente levando à fidelização de clientes.

Retenção de Clientes

Por falar em fidelização, o marketing digital também é excelente para reter clientes. Com ele, você mantém uma comunicação próxima e segmentada com

seus consumidores, fazendo com que se lembrem frequentemente que você está lá para suprir todas as suas necessidades, sempre com produtos de qualidade.

O uso de estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo aumentam o engajamento, desenvolvendo relacionamentos mais duradouros. E isso se reflete em um maior aproveitamento dos investimentos feitos ao longo do tempo.

Ficou claro que, se você quer tornar seu e-commerce conhecido e vender mais, é preciso divulgar? Então confira na sequência como selecionar os melhores canais e quais estratégias usar.

A Seleção dos Canais de Aquisição de Tráfego

O principal objetivo da sua estratégia de marketing para loja virtual deve ser atrair tráfego para que as pessoas conheçam seus produtos e desenvolvam interesse por eles. E é para isso que servem os canais de divulgação!

Você provavelmente já sabe que, na internet, são diversas as plataformas disponíveis para divulgar produtos e serviços, não é mesmo? Mas será que você precisa estar em todos esses canais? A resposta não poderia ser mais direta: não! Na verdade, quanto mais canais você tiver, maior será o trabalho de manutenção da sua imagem, o que pode tirar o foco do que realmente importa. O melhor, assim, é identificar quais canais são mais relevantes e têm maior potencial para atrair tráfego para seu e-commerce. Veja o que fazer!

Defina seu Objetivo

Na prática, cada canal tem um objetivo. As redes sociais servem para gerar engajamento e direcionar tráfego para o site, os blogs têm o intuito de atrair interesse, educando e direcionando a audiência para a loja virtual, as landing pages se propõem a converter visitantes em leads e assim por diante.

O segredo está em saber que, dependendo do seu objetivo com o marketing digital, deve escolher um determinado mix de canais. O importante é que as plataformas selecionadas consigam suprir essa necessidade, ajudando-o a conquistar seu objetivo.

Conheça seu Público

Acha que parece que vender pela internet é vender para todo mundo? Não se engane, porque isso nem sempre se mostra verdadeiro, ok? Se você quer otimizar seus investimentos em marketing, foque seus esforços naquelas pessoas que têm real interesse no que você oferece e que detenham o poder de decisão.

Você pode ter um adolescente que está sonhando com um tablet novo como visitante do seu site. Entretanto, quem vai ou não fechar a compra provavelmente não será ele, mas sim seus pais. Por isso, por mais que o jovem seja um influenciador no processo, são os pais que tomam a decisão. Assim, seu marketing deve ser direcionado a eles!

Além de saber exatamente quem quer atrair para seu e-commerce, você precisa conhecer a fundo esse público. Explore seus comportamentos de compra, os sites que visitam, os produtos que procuram, com que frequência fecham negócio pela internet e que dificuldades estão tentando superar, entre outros aspectos comportamentais. Quando você conhece de verdade o comportamento do consumidor, consegue oferecer exatamente o que ele precisa no momento certo, tornando suas estratégias de marketing mais assertivas.

Mantenha o Foco

Você precisa estar onde seu público está! Não adianta dispersar seu orçamento de marketing em dezenas de canais sem saber se sua audiência está por lá ou não. Ainda vale lembrar que alguns canais já estão perdendo força, fator que deve ser levado em consideração.

Esse é o caso de redes sociais como o Pinterest, que possuem muitas contas abertas e pouca movimentação. Concentre-se naquelas plataformas em que seu público parece se sentir bem, interagindo com frequência, pois é lá que você conseguirá atrair um número maior de visitantes para sua loja virtual!

Resumindo nossa conversa: selecione os canais que direcionarão tráfego para seu site, escolha as redes sociais com maior potencial de audiência para seu e-commerce, invista em estratégias de marketing digital que gerem tráfego orgânico, além de segmentar sua audiência para construir mensagens assertivas.

Este material foi escrito e cedido pelo time de marketing da Escola de E-commerce.

Comentários Facebook
Marketing Digital para E-commerce: como começar?
5 (100%) 2 votes

Deixe sua mensagem

Posts recentes

Webshoppers 2018

Parceria Xtech Commerce

Facebook

Instagram

Something is wrong.
Instagram token error.