Como saber em que redes sociais sua marca deve ter perfis
Como saber em que redes sociais sua marca deve ter perfis, Atualmente, o Brasil possui 71% de sua população conectada à internet, o que representa 150,4 milhões de indivíduos. Os dados são do relatório Data Reportal e mostram também que a influência das redes sociais na vida das pessoas é grande: 140 milhões de brasileiros são usuários ativos desses sites e aplicativos.
Nesse cenário, se você pensa em como criar uma loja virtual ou já tem seu e-commerce, precisa considerar sua presença nas redes sociais. Não é por isso, no entanto, que você deve sair criando páginas e perfis em todas elas.
Para que sua estratégia possa ser bem executada, é preciso analisar bem em quais redes sociais sua empresa vai estar. Por isso, ao longo deste artigo, vamos conhecer as principais características de cada uma, além de fatores a se considerar antes de, finalmente, fazer sua escolha. Vamos lá?
Características das principais redes sociais
Os brasileiros, conforme o estudo Data Reportal, possuem, em média, 9,4 contas nas diferentes redes sociais. É uma diversidade grande, então vamos conhecer algumas das principais redes.
YouTube
Utilizado por 96% dos brasileiros entre 16 e 64 anos, o YouTube é a rede social de vídeos. Os formatos encontrados no site são os mais variados, desde pequenas pílulas de 30 segundos até vídeos ao vivo de cursos, com algumas horas de duração.
Com 120 milhões de usuários no Brasil, o Facebook é a segunda rede social mais utilizada por aqui. Seu público é composto por 54,1% de mulheres e 45,9% de homens.
Entre as funcionalidades que o Facebook permite, estão a criação de uma página da sua marca, a postagem de fotos, vídeos e enquetes, além da publicação de anúncios.
Apesar de ter perdido 10 milhões de usuários no último ano, o Facebook ainda fica atrás apenas do YouTube no Brasil.
Inicialmente o queridinho do público jovem, o Instagram vem conquistando cada vez mais o público e prova a influência das redes sociais na vida das pessoas. Hoje, são 77 milhões de usuários que podem postar e ver fotos, vídeos e Stories.
Além disso, existe a possibilidade de vender diretamente pelo Instagram por meio da função Shopping. Com ela, você pode expor seus produtos na rede social, além de colocar as etiquetas de preço e links para sua loja virtual pelo próprio sistema.
Dependendo da plataforma de e-commerce que você utilizar, é possível integrar sua conta do Instagram à sua loja virtual. Assim, é possível gerir todos os pedidos em um mesmo painel.
O Twitter é uma rede social bastante dinâmica, em que as postagens, de 280 caracteres, devem acompanhar as tendências do momento. Esse é um ótimo ambiente para estar em contato direto com os potenciais clientes.
No Brasil, são 12,15 milhões de usuários, sendo que 62,9% são homens. Conforme informações da Omnicore Agency, 37% dos tuiteiros no mundo têm entre 18 e 29 anos e 25%, de 30 a 49.
Conhecido como a rede social profissional, o LinkedIn conta com 39 milhões de brasileiros cadastrados. Em geral, sua utilização é recomendada para negócios B2B (Business to Business, ou seja, que vendem produtos para outras empresas), além da venda de cursos, por exemplo.
O Pinterest é uma rede social muito focada em imagens. Por isso, ele é recomendado para empresas cujos produtos têm bastante apelo visual e cujas fotos podem inspirar as pessoas. No Brasil, ele não tem tanta força, mas 40% dos usuários da internet entre 16 e 64 anos costumam utilizá-lo.
TikTok
Rede social do momento, especialmente na China e nos Estados Unidos, o TikTok tem como principal característica ser um app para postagem de vídeos curtos e divertidos, como dublagens e danças. Por aqui, ainda não é tão utilizado, com 14% de penetração entre o público de 16 a 64 anos, mas devemos observar um crescimento dessa rede social nos próximos anos.
O que considerar antes de escolher
Agora que já conhecemos algumas das principais características de cada uma das principais redes sociais, hora de saber que fatores você deve avaliar antes de tomar sua decisão. Afinal, apesar de parecer uma boa ideia estar em todos os lugares, é preciso pensar seu plano de marketing estrategicamente.
Trabalho demandado
Melhor do que estar em todas as redes sociais sem seus perfis ativos, é conseguir utilizar muito bem sua conta em uma delas. Portanto, considere o trabalho e os custos que gerir bem uma conta pode te demandar.
Você deve levar em conta não apenas os recursos necessários para as postagens, mas também para produção e edição de fotos vídeos, além da análise de métricas das suas iniciativas. Arque apenas com aquilo que você e sua equipe podem dar conta!
Comportamentos da sua persona
Outro elemento que vai nortear a escolha das suas redes sociais é o perfil da sua persona, ou seja, do seu público. Se seu público é composto, por exemplo, de jovens que se interessam pelo universo pop, o Twitter pode ser uma boa rede social para seu negócio. Já o LinkedIn, nesse caso, pode não ser uma boa ideia.
Por isso, para vender pela internet, busque conhecer seu público a fundo, incluindo seus hábitos na internet, suas redes sociais preferidas e tipos de conteúdo mais consumidos. Assim, você consegue direcionar seus esforços em uma estratégia que, certamente, vai atingir seu potencial consumidor.
Funcionamento de cada rede social
Por fim, não adianta ter contas em redes sociais com dinâmicas totalmente diferentes e postar o mesmo conteúdo em todas elas. Isso passa uma imagem de pouco cuidado em suas publicações.
Por isso, é preferível que você esteja em menos redes, mas entenda muito bem o funcionamento das que você criar perfis. Assim, suas postagens terão maiores chances de engajamento, pois estarão de acordo com os interesses dos usuários.
Conclusão
Agora que já sabemos como a influência das redes sociais na vida das pessoas é grande, as características das mais importantes no cenário brasileiro e o que você precisa observar em sua estratégia, já sabe como escolher onde criar seus perfis. Então, está pronto para colocar a mão na massa?
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Informações da autora
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!
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