Caso você não saiba por que é tão importante fazer uma analise da sua concorrência, “não fique se perguntando porque ?” E veja abaixo a resposta para sua pergunta com dicas de analise da concorrência nas redes sociais. Pois então, porque analisar sua concorrência ? Não só vai servi como base para você, como também vai te ajudar a tomar decisões de estratégia, assim resultando em uma melhora para sua empresa. Também, ter uma visão sobre quais as questões que você esta tendo vantagem, diante de sua concorrência. Portanto, se está se perguntando porque você deve tirar um tempo para analisar seus concorrentes, saiba que é uma estratégia para você crescer cada vez mais, então não espere, veja aqui como fazer esses analises com algumas das nossas dicas de analise da concorrência nas redes sociais.

Identificar seus Concorrentes

Primeiro de tudo em um análise você deve conhecer seus concorrentes saber quem são e onde achar. Passo inicial é pesquisar nas redes sociais, Instagram, Facebook, Google e escolher no mínimo 4 concorrentes. Desde já, você terá em mente quais dados usar no seu estudo. Faça sempre uma análise completa e atenciosa, para isso veja abaixo umas dicas sobre os principais tipos de concorrentes:

– Procure os concorrentes que pertence ao mesmo mercado da sua empresa, com os mesmo produtos, ou seja concorrência direta. Por exemplo: Nike e Adidas, Apple e Samsung.

– Outra dica é pesquisar empresas que façam parte do mesmo setor ou serviço prestado. Mas que tenha produtos diferentes voltados para o mesmo publico-alvo que o seu negócio, ou seja concorrência indireta. Por exemplo: Red Bull e da Starbucks, ambas fornecem produtos diferente, porém o público-alvo é o mesmo.

Recolher dados para analisar 

Ao ter identificado seus concorrentes, é preciso ter em mente quais dados você avaliara. Sendo assim, saber em quais redes sociais eles estão, Facebook, Instagram, entre outros. Contudo, a quantidade de publicação durante a semana, numero de seguidores, quais conteúdos utilizam, estimativa de publicidade curtidas, compartilhamento e comentários. Portanto, você deve ter atenção em nossas dicas de analise da concorrência nas redes sociais para adquirir tudo que for de importância e deixar seu negócio muito mais eficaz.

Ferramentas para um melhor analise 

Com uma era voltada para internet, que tornou tudo mais simples. As vezes temos casos de não saber como fazer uma avaliação completa e eficaz, mas não deve ter panico. Hoje a muitas ferramentas que a internet oferece para esse problema. Possibilitando a realização de uma analise eficaz e completa. O que é bem simples de fazer, mas também á algumas ferramentas que podem vir ajuda-lo:

  • -Quicksprout: ele permite que você faça a comparação de até 4 concorrentes ao mesmo tempo, como também mostra detalhes dos compartilhamentos de duas redes sociais.
  • -Fanpage Karma: Fornece um controle da presença de seu concorrente e sua presença nas redes sociais. Disponibiliza o analise dos últimos 3 meses das diversas contas permitidas e compara o crescimento, desempenho e os conteúdos mais utilizados durante o período mencionado, como mostra outras características de concorrência.
  • -Like Alyzer: Essa ferramenta é fundamental para aqueles que querem fazer uma análise completa nas fan pegas do Facebook. Basta fornecer o URL para que ele forneça o rendimento e informações completas das publicações.

Você pode estar pesquisando alguma das outras ferramentas que disponibilizam diversos tipos de especialização como: ( Audiense, Quintly, Twitter Counter )

Colhe-te as Informações Principais

Por fim, deve analisar a sua concorrência e ver quais vantagens e desvantagens, você tem perante sua competidora. Sendo assim, trabalhar para melhor seu negócio, sempre visando as melhores estratégias e informações que possam ser úteis para seu desempenho. Para facilitar esse analise, é bom montar uma planilha em sistema Excel com dados atualizados de seu concorrente, deixando mais claro sua visão sobre suas concorrências. Por isso é bom ter um pouco de conhecimento, para um melhor uso do Excel.

Tenha Decisões Certas e Crie Uma Estratégia

Á visto disso, com base em todos os dados recolhidos e analises feitos, é hora de ter novas ideias e tomar decisões certas, que resultem em uma melhora para sua empresa. Esse é o principal motivo pela qual você fez os analises, para que fique sempre um passo a frente de sua concorrência. Com base nesses dados, aproveite e faça debates pra redefinir sua estratégia nas redes sociais. Não deixe também de experimentar novas ideias de estratégia, e deixe de fazer estratégia que não traga resultados. Só assim você vai vir a crescer, melhorando cada vez mais seu negócio.

Avalie post