Copywriting: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa
Copywriting é o processo de produção de textos que tem como objetivo levar o leitor a fazer uma ação. Por isso, ele é muito utilizado no marketing digital.
Um copy bem feito é capaz de aumentar as vendas e a captação de leads de uma empresa ou e-commerce.
Quer saber mais sobre o copywriting e como ele pode ajudar a sua empresa? Então você está no lugar certo! Nos próximos tópicos a nossa equipe vai responder essa pergunta. Se liga só!
O que é Copywriting?
De maneira simples, o copywriting é um texto persuasivo que tem a intenção de influenciar o leitor a executar uma determinada ação.
Um copywriting bem elaborado utiliza diversos gatilhos mentais e técnicas, sendo a principal delas a CTA (call to action – chamada para ação). O objetivo da CTA é conduzir o leitor para tomar uma atitude, podendo ser:
• Compra de um produto
• Inscrição em um site ou newsletter
• Fazer o download de um e-book
• Acessar uma página
• Ler outros posts de um blog
Por se tratar de um texto persuasivo, muitas pessoas podem acreditar que o copywriting é elaborado com mentiras e falsas alegações. Mas o objetivo do copy não é manipular ou levar alguém a cometer um erro.
O copywriter (profissional que elabora o copywriting) deve buscar desenvolver bons argumentos para persuadir o leitor, apenas com base na verdade sobre o tema que está sendo trabalhado no texto.
Esse estilo de texto é muito utilizado no marketing digital de empresas e e-commerce, principalmente para aumentar a captação de leads e conversão em vendas.
Como o Copywriting pode ajudar a sua empresa?
Como falamos antes, o copywriting é um modelo de texto persuasivo, utilizado no marketing digital.
Para te ajudar a entender melhor como ele pode ser usado na sua empresa, a nossa equipe fez uma lista com as principais formas de utilização do copywriting, olha só:
• Anúncios:
Os anúncios tem como objetivo captar clientes e o copywriting é elaborado para que o leitor tome uma ação, nesse caso a ação é a compra de um produto ou serviço.
O copy é uma ferramenta que pode transformar anúncios em verdadeiras máquinas de vendas.
• E-mail marketing:
As pessoas recebem diversos e-mails por dia e acabam excluindo muitos deles sem nem abrir, é nesse ponto que o copy entra em ação. Um copywriting com assunto e título atraente e bem elaborado, pode persuadir a pessoa a abrir o e-mail da sua empresa.
• Página de vendas:
As páginas de vendas são desenvolvidas para vender um produto ou serviço, e é exatamente por isso que os seus textos devem ser persuasivos.
Sendo assim, o copy é o estilo de texto ideal para essa situação, pois, quando bem escrito, ele é capaz de provocar o desejo do leitor por aquilo que está sendo apresentado e gerar um senso de urgência para a compra.
• Artigos de blog e publicações em redes sociais:
Diversas empresas e e-commerce trabalham com marketing de conteúdo para atrair pessoas até o seu site ou perfil.
Nesse caso, é possível elaborar artigos e descrições com técnicas de copywriting para persuadir pessoas a acessarem o site ou seguirem o perfil social.
• Descrição de produtos em sites:
A descrição de produtos em sites e e-commerce são extremamente importantes para mostrar ao cliente as qualidades do produto e gerar um sentimento de desejo por ele. E mais uma vez, o copywriting pode ser utilizado com esse intuito
Como elaborar um bom copywriting?
Um bom copywriting é desenvolvido com a utilização de diversas técnicas e gatilhos mentais. As principais delas são:
• Colocar apenas verdades no texto
• Usar palavras que possam ser facilmente compreendidas
• Ser claro e objetivo
• Fazer perguntas
• Contar histórias
• Utilizar números e dados
• Ter títulos atraentes
Por se tratar de um estilo de texto que exige muita técnica e conhecimento, diversas empresas optam por contratar freelancers experientes para elaborar seus copywriting.
Os sites mais conhecidos para a contratação desses profissionais freelancers são: Workana e 99Frelas.
E aí? Você já conhecia o copywriting? Tem vontade de usar o copy na sua empresa? Deixe sua resposta nos comentários!
Se você gosta desse tipo de conteúdo, deixo aqui este texto do nosso blog sobre a importância das Landing Pages, para enriquecer ainda mais os seus estudos sobre o tema.
Até a próxima!
Sobre o autor:
Sou Vitor Rocha Gonçalves, co-fundador da E-Com Plus. Gosto de escutar música, jogar futebol e cozinhar.
Sobre a E-Com Plus:
A E-Com Plus é uma plataforma de headless commerce focada em performance e experiência para quem compra, para quem vende e também para quem desenvolve. Estamos sempre atualizados com o que há de mais moderno com relação a e-commerce e desenvolvimento web. Resumindo, queremos fazer nossos lojistas e parceiros venderem mais.