Copywriting: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Copywriting: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Copywriting: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Copywriting é o processo de produção de textos que tem como objetivo levar  o leitor a fazer uma ação. Por isso, ele é muito utilizado no marketing digital.  

Um copy bem feito é capaz de aumentar as vendas e a captação de leads de  uma empresa ou e-commerce.  

Quer saber mais sobre o copywriting e como ele pode ajudar a sua empresa?  Então você está no lugar certo! Nos próximos tópicos a nossa equipe vai  responder essa pergunta. Se liga só! 

O que é Copywriting? 

De maneira simples, o copywriting é um texto persuasivo que tem a intenção  de influenciar o leitor a executar uma determinada ação.  

Um copywriting bem elaborado utiliza diversos gatilhos mentais e técnicas,  sendo a principal delas a CTA (call to action – chamada para ação). O objetivo  da CTA é conduzir o leitor para tomar uma atitude, podendo ser:  

• Compra de um produto 

• Inscrição em um site ou newsletter 

• Fazer o download de um e-book 

• Acessar uma página 

• Ler outros posts de um blog 

Por se tratar de um texto persuasivo, muitas pessoas podem acreditar que o  copywriting é elaborado com mentiras e falsas alegações. Mas o objetivo do  copy não é manipular ou levar alguém a cometer um erro.  

O copywriter (profissional que elabora o copywriting) deve buscar desenvolver  bons argumentos para persuadir o leitor, apenas com base na verdade sobre  o tema que está sendo trabalhado no texto.  

Esse estilo de texto é muito utilizado no marketing digital de empresas e e-commerce, principalmente para aumentar a captação de leads e conversão em  vendas.  

Como o Copywriting pode ajudar a sua empresa? 

Como falamos antes, o copywriting é um modelo de texto persuasivo, utilizado  no marketing digital. 

Para te ajudar a entender melhor como ele pode ser usado na sua empresa, a  nossa equipe fez uma lista com as principais formas de utilização do  copywriting, olha só:  

Anúncios: 

Os anúncios tem como objetivo captar clientes e o copywriting é  elaborado para que o leitor tome uma ação, nesse caso a ação é a  compra de um produto ou serviço. 

O copy é uma ferramenta que pode transformar anúncios em verdadeiras  máquinas de vendas

E-mail marketing: 

As pessoas recebem diversos e-mails por dia e acabam excluindo muitos  deles sem nem abrir, é nesse ponto que o copy entra em ação. Um  copywriting com assunto e título atraente e bem elaborado, pode  persuadir a pessoa a abrir o e-mail da sua empresa.  

Página de vendas: 

As páginas de vendas são desenvolvidas para vender um produto ou  serviço, e é exatamente por isso que os seus textos devem ser  persuasivos. 

Sendo assim, o copy é o estilo de texto ideal para essa situação, pois,  quando bem escrito, ele é capaz de provocar o desejo do leitor por aquilo  que está sendo apresentado e gerar um senso de urgência para a  compra. 

Artigos de blog e publicações em redes sociais

Diversas empresas e e-commerce trabalham com marketing de conteúdo  para atrair pessoas até o seu site ou perfil.  

Nesse caso, é possível elaborar artigos e descrições com técnicas de  copywriting para persuadir pessoas a acessarem o site ou seguirem o  perfil social. 

Descrição de produtos em sites: 

A descrição de produtos em sites e e-commerce são extremamente  importantes para mostrar ao cliente as qualidades do produto e gerar um  sentimento de desejo por ele. E mais uma vez, o copywriting pode ser  utilizado com esse intuito  

Como elaborar um bom copywriting? 

Um bom copywriting é desenvolvido com a utilização de diversas técnicas e  gatilhos mentais. As principais delas são:  

• Colocar apenas verdades no texto 

• Usar palavras que possam ser facilmente compreendidas 

• Ser claro e objetivo 

• Fazer perguntas 

• Contar histórias 

• Utilizar números e dados 

• Ter títulos atraentes  

Por se tratar de um estilo de texto que exige muita técnica e conhecimento,  diversas empresas optam por contratar freelancers experientes para elaborar  seus copywriting.  

Os sites mais conhecidos para a contratação desses profissionais freelancers são: Workana e 99Frelas.

E aí? Você já conhecia o copywriting? Tem vontade de usar o copy na sua  empresa? Deixe sua resposta nos comentários! 

Se você gosta desse tipo de conteúdo, deixo aqui este texto do nosso blog sobre a importância das Landing Pages, para enriquecer ainda mais os seus estudos sobre o tema.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Sou Vitor Rocha Gonçalves, co-fundador da E-Com Plus. Gosto de escutar música, jogar futebol e cozinhar.

Sobre a E-Com Plus:

A E-Com Plus é uma plataforma de headless commerce focada em performance e experiência para quem compra, para quem vende e também para quem desenvolve. Estamos sempre atualizados com o que há de mais moderno com relação a e-commerce e desenvolvimento web. Resumindo, queremos fazer nossos lojistas e parceiros venderem mais.

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