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Vender na internet se tornou um nicho de negócio promissor, muitas empresas apostaram nas vendas online. Estas empresas atingiram novos nichos de mercado e tiveram que se adequar às mudanças – que ocorrem a passos largos.

Ocorre que dentro deste percentual existem as lojas que simplesmente não alavancam seu negócio. Não encontram seu potencial, essa estremecida termina afetando quem gere o negócio e, muitas vezes, o jogo de cintura necessário para reverter o jogo não vem e então ouvimos a afirmação; não consigo vender…

Alguns pontos são necessários para quem quer vender online. São necessários cuidados e análises contínuas, a adequação no mercado deve ser quase que instantânea e isso significa está constantemente em busca de informações e diferenciais para o seu negócio.

Pensando nessa necessidade (e nessa pergunta recorrente), decidimos listar alguns erros comuns em quem inicia as vendas na internet.
Claro que não existe uma fórmula secreta para o sucesso, mas sabemos que a disciplina, o erro e a persistência são passos comuns em que se aventura no novo.
É preciso estar sempre atento e aprendendo constantemente, mesmo com as falhas.
Vamos conhecer algumas?

Nada de plano de negócio.

Pois é, tal qual uma loja física é necessário que, antes de abrir um negócio, haja um plano para conduzi-lo.
Na internet isso funciona de forma diferente. Além da análise do produto que você vende, dentro do mercado online, é necessário fazer uma análise do seu consumidor.

É ai que entram as personas. Segundo a Wikipédia personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico.
Ou seja, são eles que representam seu público e com base neles o marketing monta estratégias para atingir outras pessoas que possuam as mesmas características da sua persona.

O frete é importante?

Sim, muito.O frete tem um fator decisivo na compra online. Muitos consumidores deixam de comprar o produto desejado caso considerem o valor do frete abusivo ou acima do que ele considera justo.

Campanhas com frete grátis ou frete fixo costumam agradar. Cidades mais distantes geralmente necessitam de transportadoras.
É importante avaliar os contratos das empresas que oferecem frete e encaixá-los dentro do seu tipo de negócio.

O site é como a sua sala de estar

Algumas pessoas pesquisam o mercado, o frete, mas pecam na montagem da loja virtual.
O design tem que ser atraente e dar credibilidade ao negócio. Um design simples e conceitual transmite a mensagem que você quer passar e não confunde o seu público.

Procure se afastar da tela do computador e feche levemente os olhos, a visão (ao olhar para seu site) deve ser limpa e bem dividida.
Não use muitos banners, procure disponibilizar as informações de maneira organizada. Tenha, atualizado, os guias de como comprar, a política de frete e de troca, as informações sobre a loja virtual e os valores que vocês querem transparecer.

Selos de segurança, como o do e-Bit também ajudam na credibilidade. Para obtê-los basta entrar em contato com a empresa que o fornece e preencher os requisitos que eles determinam.

Um site seguro, um atendimento humano

O seu site tem que transmitir confiança. Infelizmente, algumas pessoas usam de má fé na internet, e por isso é preciso mostrar ao seu cliente que sua loja virtual é um ambiente seguro, principalmente nas informações que são repassadas nele (tais como número de cartão de crédito, conta bancária e etc).

Esteja disponível quando o cliente precisar, muitas vezes é você quem vai dar o “empurrãozinho” que falta para o seu cliente decidir pela sua loja virtual.
Procure enaltecer as qualidades e os diferenciais do seu produto e explicar (de forma clara e objetiva).

Observe que são algumas atitudes simples que fazem diferença.
Lembre-se sempre que, em um ambiente onde a demanda é alta, o que traz destaque são os detalhes, os diferenciais. Aposte neles. 🙂

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