Muito das vezes as pessoas acabam errando ao criar seu blog, por usar uma plataforma não adequada. Basta escolher a melhor plataforma que atenda todas suas necessidades, tanto de utilização como de alteração. WordPress para seu blog alem de sua instalação simples, rápida e grátis com sua ferramenta CMS (Content Management System) que torna muito mais simples o processo de criação do blog. Tem possibilitado um gerenciamento de conteúdo de forma eficaz, sem precisar ter conhecimento de programação. Contudo, também tem um sistema de código aberto para alteração de códigos fonte, bastante útil no caso de grandes personalizações. WordPress considerado um dos mais usados no mundo, com cerca de 18% dos sites feitos com WordPress. Você pode estar desenvolvendo um blog em poucos minutos, trabalhar tranquilamente com o menu versátil que ele oferece, tudo isso necessitando apenas de uma hospedagem de suporte PHP e MySQL  para funcionamento.

Menu Plugins

Uma das características bacanas é o menu Plugins que da liberdade para instalação de outras funcionalidades e recursos na incrementação de seu blog. Por exemplos, instalações de plugin de cadastro, avaliação, slides de fotos entre outros. Com WordPress não é preciso criar formulários HTML, você tem opção de fazer a busca no menu Plugins, de acordo com o Plugins que você precisar, baixar, ativar e realizar as configurações de acordo. A diversos Plugins de diversas especificações com muitos deles gratuitos, mas também você pode estar contratando os pagos para um serviço vip. Caso não tenha o Plugin desejado, você pode estar criando Plugin e importá-lo do seu computador para o sistema, deixando nas suas condições.

Podemos ver abaixo alguns Plugins bastantes usados:

  • Slides
  • SEO
  • E-commerce
  • Redes sociais

Menu Layout

Layout, temos ele como um dos menus mais legais de se trabalhar, podendo usar Templates (temas) para alterar a estrutura do seu blog dando um visual mais bacana a ele. Também facilita muito na hora de modificar o blog, pela sua forma inteligente de separar os conteúdos na aparência do tema. É preciso baixar e ativar algum tema no “menu Layout”, portanto, modificando completamente a aparência do blog. A outras formas de fazer este processo, como importar temas arquivados em seu computador e compactá-los e ativá-los. Sistema de gratuitos e pagos funciona como o dos Plugins, vem de você escolher o mais adequado ao seu blog.

Dica:

A facilidade e qualidade do WordPress não á o que questionar, com tantas versões novas e quantidade de pessoas envolvidas reforçando cada vez mais o projeto, só tem a melhorar. Com muitas opções de temas, WordPress da muito mais liberdade para deixar seu blog com sua cara. Para outros recursos e finalidades temos os Plugins dando liberdade para baixar e ativar diversos tipos de Plugins. Além dessas características, WordPress fornece diversos outros tipos de recursos, todos muitos simples de se trabalhar. Então faça seu teste com WordPress para seu blog e seja mais do projeto.