Tudo sobre o pagamento via Whatsapp

A função de pagamentos do Whatsapp, o Whatsapp Pay, é um exemplo da tendência das empresas em trazerem melhorias e facilidades cada vez maiores para seus usuários. 

Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, demonstrou que o aplicativo está presente em 54% dos celulares no Brasil. 

Portanto, a partir da disponibilidade desta função, pagamentos estão mais fáceis e disponíveis na mão de todos, no aplicativo mais utilizado do país. 

Esta funcionalidade atinge a vida da maioria dos brasileiros que usam o aplicativo tanto particularmente quanto para negócios, e hoje vou tirar algumas dúvidas e te explicar tudo que você precisa saber sobre os pagamentos via Whatsapp, para integrar este modelo ao seu e-commerce.

Quem pode fazer e receber o pagamento pelo Whatsapp

O pagamento via Whatsapp, por ser uma operação financeira, precisou ser aprovado pelo Banco Central para funcionar. Este procedimento determinou algumas regras para quem quer utilizar a funcionalidade, como veremos abaixo.

Quem pode realizar transferências pelo Whatsapp

Para realizar pagamentos e enviar dinheiro pelo Whatsapp o usuário precisa ter pelo menos 18 anos e ter um cartão de crédito ou débito emitido pelos seguintes bancos parceiros da plataforma: 

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Banco Original: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • BTG+: Mastercard
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Neon: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Santander: Mastercard
  • Sicoob: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

 A princípio o Whatsapp Pay utiliza somente a função de débito dos cartões para enviar e receber dinheiro para outras pessoas. 

O plano da empresa é implementar futuramente o pagamento com cartões de crédito, para que sejam realizados pagamentos pelo aplicativo voltado aos negócios, o Whatsapp Business.  

Quem pode receber pagamentos pelo Whatsapp

Pessoas com contas e cartão de débito dos bancos citados acima poderão receber o pagamento. 

O recebedor precisa cadastrar o cartão de debito para que a transferência seja concluída. 

Quando o dinheiro for enviado em uma conversa, a mensagem estará com o status “pendente”, e precisa ser aceito para que o dinheiro entre na conta.  

Lembrando que o Whatsapp criou a função para transferências domésticas e compra de bens e serviços, e não para recebimento de vendas. 

Essa funcionalidade ainda vai ser implementada, e caso o pagamento seja utilizado hoje desta forma, a conta do Whatsapp Business pode ser bloqueada. 

O pagamento pelo whatsapp é seguro? 

Uma das principais dúvidas quando surge uma nova plataforma de pagamentos é se a plataforma é segura e tem proteção contra roubos de dados

Ainda mais quando o envio do pagamento é tão simples quanto enviar uma mensagem ou foto pelo aplicativo.

Portanto vou explicar abaixo como o pagamento e a criptografia do Whatsapp funcionam, e se é seguro fazer pagamentos com ele. Vamos lá? 

Como funciona o pagamento pelo  Whatsapp

O Whatsapp utiliza a plataforma Facebook Pay para realizar as transações, entretanto não é necessário realizar cadastro no Facebook para ter acesso à funcionalidade. 

Ele funciona como uma transferência bancária comum (TED, DOC ou PIX, por exemplo), utilizando a função do débito para transferir o dinheiro entre contas

Para realizar a transferência, o usuário utiliza um PIN, um código curto que serve para manter a segurança dos pagamentos e a comunicação com o banco

Entretanto este processo não é criptografado, já que os bancos precisam ter acesso à informação para realizar a transferência. 

Mas, para realizar essas ações, o usuário já precisa ter um cartão de crédito ou débito cadastrado no aplicativo. A base de dados em que o número do cartão e outras informações delicadas estão armazenadas é protegida pela criptografia de ponta-a-ponta do Whatsapp

Ainda assim, como qualquer plataforma virtual, não está 100% protegida. Portanto recomendamos que siga dicas de proteção de dados e de privacidade para adicionar mais níveis de segurança aos seus dados.

Taxas

O Whatsapp não cobra nenhuma taxa em transações entre pessoas físicas.

Porém os bancos cadastrados, em caso de cheque especial, podem realizar a cobrança de taxas.

Limites de transferência

Da mesma forma que os bancos, o Whatsapp tem limites de transferências diárias e mensais, elas são da seguinte forma: 

  • Limite de R$ 1.000,00 de envio diário
  • Recebimento de até 20 transações diárias ou até R$ 5.000,00 por mês.

Quando o limite é atingido, não é mais possível utilizar a funcionalidade pelo prazo determinado. 

Além desses, os bancos também podem impor os seus próprios limites de transferência.

Como fazer pagamentos pelo Whatsapp na prática 

Para realizar pagamentos pelo aplicativo pela primeira vez, siga o seguinte passo a passo:

  • Entre na conversa com a pessoa que deseja realizar a transferência, vá até as configurações e selecione “pagamento”
  • Coloque o valor que deseja transferir
  • Confirme os termos de uso do Facebook Pay que será aberto em seguida
  • Crie um código PIN e preencha seus dados pessoais (nome e CPF)
  • Adicione um cartão e valide a transferência

Das próximas vezes que utilizar a funcionalidade de pagamentos do Whatsapp este processo é reduzido. Você apenas terá de inserir o valor a ser transferido e informar o seu código PIN.

Conclusão

O Whatsapp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, permitindo que a maioria das pessoas possam fazer transferências e pagamentos de forma mais fácil e ágil. 

Com este artigo você entendeu quais são as possibilidades e limitações de ter e trabalhar com esta ferramenta e poder tornar cada vez mais fácil o pagamento dos seus clientes.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, deixo aqui este texto do nosso blog sobre “Como ter sucesso com os clientes ao fazer atendimento via WhatsApp”, para enriquecer ainda mais os seus estudos sobre o tema.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Sou Vitor Rocha Gonçalves, co-fundador da E-Com Plus. Gosto de escutar música, jogar futebol e cozinhar.

Sobre a E-Com Plus:

A E-Com Plus é uma plataforma de headless commerce focada em performance e experiência para quem compra, para quem vende e também para quem desenvolve. Estamos sempre atualizados com o que há de mais moderno com relação a e-commerce e desenvolvimento web. Resumindo, queremos fazer nossos lojistas e parceiros venderem mais.

Avalie post