Inbound Commerce na prática: Aprenda como atrair e converter clientes

Inbound Commerce na prática: Aprenda como atrair e converter clientes

Inbound Commerce na prática: Aprenda como atrair e converter clientes

Imagem de justynafaliszek por Pixabay

Se você têm uma loja virtual e quer atrair mais visitantes e consequentemente transformá-los em clientes mas ainda não sabe como fazer isso, saiba que a solução tem nome e sobrenome: Inbound Commerce.

No vasto universo do marketing digital existe um processo exclusivo voltado para lojas virtuais que desejam crescer a ganhar autoridade utilizando-se dos benefícios da internet e das redes sociais.

Composto por 5 etapas essenciais a estratégia tem crescido e ganhado cada vez mais adeptos bem sucedidos com os resultados.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo o artigo.

O que é Inbound Commerce?

O Inbound Commerce é um derivado do Inbound Marketing e recebe esse nome por ser uma estratégia de marketing voltada especialmente para lojas virtuais. 

Seu principal objetivo é atrair e converter visitantes em clientes através da produção de conteúdos de valor que são distribuídos em mídias sociais, sites e principalmente blogs.

Como funciona o Inbound Commerce?

Agora que você já entendeu o que é o Inbound Commerce e qual seu objetivo, com certeza deve estar ansioso para descobrir quais estratégias usar para atrair visitantes e transformá-los em clientes.

Para te ajudar a entender exatamente como funciona essa estratégia explicaremos em detalhes as cinco etapas do Inbound Commerce e as cinco táticas mais utilizadas em cada uma delas para que você possa aplicar em sua loja virtual. Confira:

Etapa 1 – Atrair

Imagem de Elf-Moondance por Pixabay

A atração está no topo do funil no marketing digital e é a primeira etapa das cinco etapas do Inbound Commerce. 

Para transformar visitantes em clientes primeiro é preciso fazer com que as pessoas descubram a sua loja.

Nesta etapa a missão é fazer com que sua loja ganhe visibilidade através do tráfego orgânico, ou seja:  gerando conteúdo através das mídias sociais.

Estratégia: Tenha um blog!

Segundo a Content Trends 2017, as redes sociais e a busca orgânica (Google) foram apontadas como os principais canais de descoberta de e-commerces.

A pesquisa revelou também que as lojas virtuais que possuem um blog alcançam 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes.

Diante disso é indiscutível o quanto ter um blog é indispensável para quem deseja gerar tráfego e atrair clientes de forma segmentada.

Para simplificar, imagine que o seu blog é a sua loja, e que as 3 primeiras páginas do Google são o primeiro andar de um shopping. Quanto mais conteúdos relevantes você produz, mais você se destaca, e quanto mais destaque, maior o tráfego de pessoas na sua loja. 

Como ter um blog de sucesso?

Mas, para que o seu blog consiga atingir esse objetivo é preciso atender alguns critérios, começando pela linguagem dos textos. 

A escrita de um blog post têm características distintas. Na web os parágrafos devem ser curtos e objetivos para facilitar a leitura e deixá-la fluída.

O uso de palavras-chave ao longo do texto também é indispensável. Antes de começar a redigir o artigo você precisa saber os termos mais pesquisados pelo público alvo que deseja atrair e incorporá-los ao seu conteúdo para torná-lo rankeável. Vamos exemplificar:

Juliana é uma jovem empreendedora que está buscando organizar sua rotina traçando metas e objetivos semanais. Ela abre a página do Google e digita “como fazer um planejamento” no campo de pesquisa.

Na primeira página, são exibidos resultados de artigos que contém a palavra-chave da pesquisa de Juliana.

Alguns deles são:

  • Como fazer um planejamento – guia completo para iniciantes
  • Passo a passo de como fazer um planejamento 
  • Como fazer o planejamento semanal das suas metas e objetivos

Embora os outros resultados pareçam muito atraentes, Juliana resolve clicar no terceiro resultado, pois o título do post toca em sua principal dor: a necessidade de organizar as metas e objetivos semanalmente!

O artigo foi específico e entregou exatamente o que Juliana precisava de forma simples e objetiva, detalhando todo o processo de planejamento usando imagens de um planner real. 

Muito satisfeita com o conteúdo, Juliana resolveu comprar o planner utilizado pela loja para ilustrar o artigo e ainda compartilhou o post com suas amigas.

Este é apenas um exemplo de resultado que um conteúdo rico e completo pode ocasionar quando encontrado pelo público certo e na hora certa.

Se a sua loja ainda não têm um blog você está perdendo centenas de oportunidades diárias de atrair visitantes e transformá-los em clientes!

Transformar um visitante em lead é a segunda e mais crucial tarefa da estratégia de Inbound Commerce. 

Nesta etapa a missão é conseguir captar os dados de um visitante, como e-mail, telefone, e outros dados que possam nos ajudar a entender quem ele é e guiá-lo pelo funil de vendas até que realizemos uma venda.

Etapa 2 – Converter

Imagem de Muhammad Ribkhan por Pixabay

Transformar um visitante em lead é a segunda e mais crucial tarefa da estratégia de Inbound Commerce. 

Nesta etapa a missão é conseguir captar os dados de um visitante, como e-mail, telefone, e outros dados que possam nos ajudar a entender quem ele é e guiá-lo pelo funil de vendas até que realizemos uma venda.

Estratégia: Ofereça Conteúdos Premium!

Assim como Juliana, Bruna também está buscando formas de se planejar para atingir suas metas e objetivos. Usando a mesma palavra-chave que a amiga ela vai em busca de informações de como organizar sua rotina e acaba abrindo o mesmo artigo usado no exemplo anterior. Porém, diferente de Juliana, Bruna não efetua a compra do planner.

E agora? Isso é muito ruim? Porque o post não surtiu o mesmo efeito em Bruna? A loja perdeu uma oportunidade de venda?

A resposta é: Se a loja não tiver uma estratégia de conversão, sim, é provável que Bruna torne-se um lead perdido.

Embora seja sim possível que um blog post gere vendas de um determinado produto ou serviço, este não costuma ser o processo padrão. Numa estratégia de Inbound Commerce você precisa estar preparado para a segunda etapa: a conversão.

Bruna ainda não está convencida de que a sua loja tem o que ela precisa, ela navega pelo blog da loja, lê outros posts muito interessantes, porém Bruna é uma visitante topo de funil: não sabe o que quer e nem o que precisa. É o famoso “só vim dar uma olhadinha.”

Ela está prestes a sair de sua loja quando se depara com algo muito interessante: assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos e dicas sobre planejamento e organização. Por ter gostado muito do que leu em seu blog, Bruna topa fornecer seu email, nome e outras informações em troca de receber conteúdos exclusivos em seu email.

Pronto, agora temos um meio de comunicação com Bruna e informações muito importantes que nos ajudarão a entender quem ela é e qual a melhor forma de nos comunicarmos com ela. Converter Bruna em cliente e realizar a primeira venda é apenas uma questão de tempo.

Que tipos de iscas usar?

Para convencer o seu visitante a fornecer seu email ou número de telefone a oferta precisa ser irresistível e voltada para uma dor ou desejo dessa persona, daí a importância do estudo de persona e público-alvo.

Bruna foi capturada através da newsletter, um serviço de email para envio de conteúdos exclusivos. A newsletter é apenas uma das muitas iscas usadas no Inbound Commerce, um visitante pode ser capturado de diversas maneiras como por exemplo:

  • Ebooks
  • Webinars
  • Vídeos
  • Grupos

Etapa 3 – Fechar

Imagem de Elf-Moondance por Pixabay

Bruna aceitou trocar seus dados por conteúdos que a ajudassem a se organizar. Agora, semanalmente ela vai receber em seu email alguns artigos exclusivos que vão ajudá-la a alcançar seu objetivo.

Nesta etapa o intuito é criar um relacionamento com o potencial cliente, alimentando-o com conteúdos alinhados às suas dores e necessidades e o encaminhando para o meio do funil, tornando-o cada vez mais suscetível a realizar uma compra.

Estratégia: Invista em Email Marketing!

O email Marketing é a principal ferramenta para alimentar os leads até o fechamento de uma compra.

Por meio dele enviamos cupons, descontos, novidades e conteúdos exclusivos que vão estimular o desejo ao mesmo tempo em que criamos um relacionamento de confiança e autoridade com o potencial cliente.

Cerca de 2 meses depois de ter assinado a newsletter da loja de papelaria personalizada Bruna realizou sua primeira compra adquirindo uma agenda personalizada com um planner mensal integrado. 

Haviam muitas outras opções de lojas e produtos, mas Bruna não quis saber de outra pois foi aquela loja quem a acolheu, entendeu e ajudou durante todo seu processo de organização.

Como criar uma campanha de Email Marketing poderosa?

Para que sua estratégia de email marketing gere resultados preparamos um checklist com os itens essenciais para uma ação bem sucedida. Confira:

  • Construa uma linguagem de acordo com o público
  • Crie títulos persuasivos, que gerem curiosidade e façam o leitor querer abrir o email
  • Tenha um design responsivo e personalizado
  • Use a abuse de CTAs que levem para páginas da loja
  • Prepare emails especiais para datas comemorativas 
  • Crie campanhas para aniversariantes
  • Ofereça conteúdo relevante

Etapa 4 – Encantar

Imagem de Alexandra_Koch por Pixabay

Finalmente chegamos ao fundo do funil, mas ainda não chegamos ao fim da nossa estratégia de Inbound Commerce. Depois de atrair, converter e fechar, precisamos encantar o cliente.

Nesta fase o seu foco deverá ser em manter contato com seus clientes, e em hipótese nenhuma abandoná-los. Continue oferecendo produtos relacionados, distribuindo conteúdos relevantes, oferecendo benefícios e atualizando-os sobre tudo da sua marca.

Como fidelizar clientes?

  • Grupos Exclusivos de Whatsapp ou Telegram
  • Convites para eventos online
  • Conteúdos Exclusivos
  • Cupons de Desconto

O Inbound Commerce é um processo indispensável para qualquer loja que deseja crescer, vender e ganhar autoridade. Esperamos que essas dicas você tenha tido boas idéias e que comece a aplica-las em sua loja virtual o mais rápido possível!. Lembrando que aqui na EY nós temos um time especialista em Inbound Commerce para te ajudar a criar uma estratégia completa e bem sucedida!

Gostou das dicas, têm alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário.

Fale Conosco