O WhatsApp entrou para a vida e para o coração do brasileiro. A plataforma tem cerca de 2 bilhões de usuários, e destes,  mais de 120 milhões são brasileiros. O app está em 99% dos aparelhos celulares no país, e nós ocupamos o segundo lugar no ranking mundial de empresas utilizando a ferramenta. E você, que gerencia seu negócio e faz contato com seus clientes através do Whatsapp precisa de maneiras mais eficientes de gerir as informações do que organizar dados no Excel ou organizar dados em tabelas. Como você vai saber as informações se não utilizar um programa para organizar dados de clientes?
Todo o processo de gestão da empresa é complexo, mas a forma de organizar os dados dos leads adquiridos pelo WhatsApp Business pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso das suas vendas! Por isso, preparamos este conteúdo só para te mostrar como usar uma maneira mais profissional do que organizar dados no Excel ou organizar dados em tabelas. E para essa tarefa, você pode utilizar um antigo conhecido das empresas, e que hoje oferece novos recursos: o CRM.
E antes de você dizer que sua empresa é muito pequena ou não precisa de um sistema de gestão, saiba que todo negócio pode se beneficiar ao manter a casa organizada desde cedo. O CRM passou por várias modificações, que o transformaram em uma ferramenta essencial e com inúmeros recursos que permitem a integração com outros aplicativos e plataformas, o que inclui o WhatsApp.
 
Como funciona o CRM hoje?
O CRM, mais do que apenas organizar dados no Excel ou organizar dados em tabelas, ajuda as equipes a obter e compartilhar conhecimento sobre cada um dos leads, facilitando o fortalecimento do relacionamento e fidelização.
Dentre as múltiplas vantagens de um CRM, ele pode ajudar sua empresa a:
Organizar tudo para que você possa gerenciar facilmente um grande número de leads;
Dar a toda sua equipe acesso às informações que precisam, o que ajuda a evitar mal-entendidos e erros;
Atribuir responsabilidades, para garantir que cada cliente potencial seja atendido;
Melhorar a experiência do cliente respondendo mais rapidamente e com mensagens personalizadas;
Identificar fluxos de trabalho que causam perda de tempo;
Definir quais abordagens ajudam você a fechar mais vendas;
Analisar os compradores para descobrir o perfil do seu cliente ideal;
Criar campanhas de anúncios segmentadas;
Ter as informações centralizadas e de fácil acesso em qualquer local;
Visualizar a carga de trabalho e o desempenho da equipe.
 
Gerenciando seus leads com um CRM
Você pode vincular seu WhatsApp Business a um CRM, que oferece o serviço de integração, e utiliza o programa para organizar dados de clientes, integrar a comunicação, e tudo isso sem precisar organizar dados de Excel ou organizar dados em tabelas.  
O CRM te ajuda a gerenciar todo o processo de vendas e marketing desde o primeiro momento em que um lead entra em contato com sua empresa, até o momento em que eles se tornam fidelizados.
Quando um lead entra em contato com você pelo WhatsApp, as mensagens serão entregues diretamente no CRM e irão gerar um cartão automaticamente. Você e sua equipe poderão responder às mensagens ou programar automações com opções de resposta automática, para agilizar o processo de atendimento.
 
Tenha as informações organizadas e disponíveis
Imagine que você tem um time de vendas que trabalha com 5 linhas de produtos, oferece manutenção e tem um serviço de atendimento ao consumidor. Quando o cliente entra em contato pelo WhatsApp ele vai perder um certo tempo explicando o que precisa, seu vendedor terá que procurar as informações no computador, já que você optou por organizar dados no Excel ou organizar dados em tabelas. Um processo que deixa a maioria dos consumidores muito irritados, devido a demora e ineficiência. Agora, se você utiliza um programa para organizar dados de clientes integrado ao seu WhatsApp é possível fazer todo o atendimento de forma mais eficiente. O CRM integrado permite que você crie mensagens automáticas, com opções pré-programadas, onde o cliente navega e seleciona o que precisa, fornece os dados relevantes para aquele tipo de atendimento e é encaminhado automaticamente para um atendente. Esse atendente terá acesso ao cartão que foi gerado, com todo perfil e histórico daquele consumidor. Tudo de forma rápida, para que o cliente tenha a melhor experiência com a sua empresa e saia satisfeito.
Você pode também criar um funil de vendas, para controlar o fluxo de captação, dividindo em diferentes etapas e os clientes em potencial se movem através das etapas, dependendo do status da comunicação com eles. Por exemplo:
Nova liderança
Reunião agendada
Proposta enviada
Fatura enviada
Pagamento realizado
Outro ponto que ajuda muito a organizar dados de leads pelo WhatsApp Business são os marcadores para bate-papo. Você poderá marcar os clientes de acordo com os rótulos criados ou usar um dos 5 rótulos padrão que o WhatsApp criou para você:
Novo cliente
Nova ordem
Pagamento Pendente
Pago
Pedido completo
Cada rótulo marca de forma visual os bate-papos, dando informações rápidas sobre a etapa de comunicação com cada cliente. Tudo isso para facilitar o seu processo de vendas e manter os leads organizados, para que você não perca negócios e continue crescendo!

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