Como estruturar uma estratégia de marketing digital?

Como estruturar uma estratégia de marketing digital?

Como estruturar uma estratégia de marketing digital?

Acreditamos que uma estratégia de Marketing Digital omnichannel é essencial para que os marqueteiros aproveitem as crescentes oportunidades de marketing digital para adquirir e reter clientes – para que você possa ganhar mais vendas.

Seu plano de marketing digital em 5 etapas

Recomendamos utilizar a estrutura RACE (em inglês) para estruturar sua estratégia de marketing, integrada em Planejar, Alcançar, Agir, Converter e Envolver.

Como você pode ver através do funil de marketing abaixo, construir uma estratégia de marketing digital eficaz requer estas 5 etapas que nutrem o cliente através de suas experiências de seu negócio enquanto influenciam seu processo de tomada de decisão e valor vitalício.

A estrutura RACE é uma estrutura de marketing racionalizada, prática e que pode ser escalada para cima ou para baixo de acordo com seus objetivos comerciais. O benefício de nosso sistema de estratégia de marketing digital é que você pode começar a ver os resultados de suas atividades de marketing instantaneamente, e você pode usar dados e insights para adaptar seu plano para atingir seus objetivos.

5 etapas de planejamento de uma estratégia de marketing digital com exemplos.
As 5 etapas do planejamento estratégico de marketing digital incluem planejar, alcançar, agir, converter e engajar. Nesta seção, resumiremos os fatores-chave de sucesso para cada etapa de sua estratégia de marketing digital, com exemplos, integrados em toda a estrutura RACE do Smart Insights.

  1. Plano
    Toda estratégia de marketing digital de sucesso começa com um plano! Recomendamos que você use uma abordagem baseada em dados, revise sua eficácia atual de marketing digital e planeje melhorar a partir daí.

As oportunidades de planejamento Omnichannel incluem a personalização da análise, a criação de painéis de KPI e a definição de objetivos SMART para criar uma estratégia de melhorias priorizadas na forma como você implanta mídias de marketing digital, tecnologia e dados para aumentar os leads e as vendas.

Para garantir que sua estratégia de marketing digital esteja funcionando de forma eficiente e eficaz, recomendamos que você adote uma abordagem de estratégia e planejamento com foco digital. Nossas soluções de transformação digital são projetadas para que os marqueteiros e gerentes criem uma estratégia de marketing digital totalmente integrada, orientada por dados e prática para apoiar a visão geral de seus negócios.

O objetivo da transformação digital é melhorar a maturidade digital em toda a sua empresa e, ao mesmo tempo, integrar as atividades de marketing digital ‘sempre em funcionamento’ com o marketing da marca e do produto dentro da empresa.

Como identificado abaixo em nossos benchmarks de maturidade de marketing digital, um nível de maturidade ‘inicial’ equivale a não ter nenhum plano ou estratégia definida, nenhuma meta clara de contribuição digital e priorização limitada das atividades.

Por outro lado, um plano de marketing digital otimizado e líder de mercado inclui a integração total do marketing digital em todo o negócio, um programa de teste de estrutura e otimização, e mattech e dados integrados para visões de 360 graus do cliente.

  1. Alcance
    Fortaleça seu funil de marketing alcançando mais clientes e aumentando a conscientização. Informe sua estratégia de marketing digital com as últimas técnicas-chave de marketing on-line para conduzir visitas ao seu site.

Os membros do Smart Insights podem se manter atualizados com as últimas técnicas de marketing em cada etapa da estrutura RACE. Por exemplo, encontre três passos abaixo para melhorar sua busca orgânica em 2022, extraídos de nossas tendências de marketing digital.

Continue a monitorar as atualizações do núcleo e o EAT, isto é particularmente importante em 2022, uma vez que muitos marqueteiros já estão relatando diferenças significativas de tráfego em relação às atualizações do núcleo de julho de 2021.
Continue a olhar as oportunidades a partir de dados estruturados e das características dos SERPs. Por exemplo, em agosto de 2021 o Google fez esta mudança nos títulos das páginas que afetaram as SERPs. Além disso, o último resumo das características das SERPs da Moz destaca áreas de foco, tais como Perguntas Relacionadas.
Mudanças no comportamento das palavras-chave provocadas pelo aumento das consultas de voz local são importantes para otimizar se você tiver como alvo compradores locais.

  1. Agir
    Incentive as interações em seu website ou mídia social para ajudá-lo a gerar pistas para o futuro. Tendo alcançado seu público, é crucial que você influencie seus próximos passos para descer o funil em direção a uma decisão de compra.

Marketing de conteúdo

Aqui, o marketing de conteúdo estratégico entra em jogo. Usar o marketing de conteúdo para entreter, inspirar, educar e convencer potenciais conversores durante o ciclo de vida de seus clientes.

Experiência do usuário (UX/CX)

Para influenciar o comportamento do cliente em seu site ou plataformas de mídia social, você também deve analisar a ampla gama atual de inovações em design de interação, comprovadamente para aumentar o envolvimento com seu conteúdo. A Taff publicou este útil resumo, com exemplos, do que eles vêem como as últimas tendências em design de interação, que podemos ver continuando em 2022.

  • Micro-interações para promover o engajamento
  • Neomorfismo
  • Visuais 3D imersivos
  • Design para a velocidade – impulsionado pelo novo Core Web Vitals metrics do Google
  1. Converta
    O auge de sua estratégia de marketing digital estruturada é, naturalmente, converter mais clientes. Use o redirecionamento, a nutrição e a otimização da taxa de conversão para lembrar e persuadir seu público a comprar on-line ou off-line se os canais telefônicos e face a face forem importantes para você.

Nossas tendências de marketing digital destacam três dicas para aumentar suas conversões

Considere seu uso de otimização estruturada e sempre ativa. As opções para testes são um dos maiores pontos fortes do marketing digital, mas ainda há muitas empresas que não aproveitam essas oportunidades.
Analise a sofisticação da personalização de seu website. De acordo com um relatório SmarterHQ, 72% dos consumidores dizem que agora só se envolvem com mensagens de marketing que são personalizadas e adaptadas aos seus interesses.
Não subestime a comunicação social. A agência norte-americana de comércio eletrônico Absolunet identificou os seguintes sinais-chave da popularidade do comércio social:

* 87% dos compradores do comércio eletrônico acreditam que a mídia social os ajuda a tomar uma decisão de compra.
* 1 em cada 4 proprietários de empresas está vendendo através do Facebook.
* 40% dos comerciantes usam as mídias sociais para gerar vendas.
* 30% dos consumidores dizem que fariam compras diretamente através de plataformas de mídia social.

  1. Envolva
    Finalmente, depois de ter trabalhado tanto para obtê-los, você sabia que pode aumentar as vendas dos clientes existentes, mantendo-os engajados após sua primeira compra? Melhore suas comunicações personalizadas usando web, e-mail e marketing em mídia social usando os dados que você já tem sobre eles para criar campanhas de marketing hiperpessoais.

As opções de pesquisa e teste de engajamento do cliente para os marketeiros digitais de hoje incluem:

  • Teste A/B
  • Personalidades do cliente
  • Viagem do cliente e mapeamento do conteúdo
  • Voz das pesquisas com clientes
  • Análise do caminho
  • Pesquisas de intenção do cliente no site
  • Estudos de usabilidade de experiências digitais
  • Testes multivariado

Além disso, a aprendizagem de máquinas permite uma percepção sem precedentes do comportamento do consumidor. Por exemplo, a análise preditiva pode ser usada para identificar:

  • Melhor enviar horários para engajar um indivíduo (pode ser baseado quando ele originalmente comprou ou assinou, mas isso pode ser refinado ao longo do tempo)
  • Melhor horário e oferta para comunicações de acompanhamento baseadas na análise da latência (intervalo médio de resposta)
  • As melhores combinações de produtos ou categorias a partir da segmentação baseada em clusters
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