Naming: Como escolher um nome para uma loja virtual
Escolher um nome para uma loja virtual é uma tarefa que pode ser bastante complexa e desafiadora para algumas pessoas.
Todo mundo quer ter uma marca reconhecida e com um nome original, criativo e exclusivo, porém este processo costuma ser repleto de dúvidas.
Para te ajudar nesta etapa tão fundamental criamos um artigo completo explicando em detalhes como escolher um nome para uma loja virtual, quais as principais características dos nomes de sucesso e dicas incríveis para criar um nome forte para seu e-commerce. Confira a seguir.
Principais características de um bom nome
Não existe uma receita exata para criar o nome perfeito para uma loja virtual, porém existem algumas características comuns presente em todos os nomes de marcas de sucesso.
Esses ingredientes quando misturados formam nomes originais e impactantes e que contribuem para a popularidade, autoridade e crescimento da marca. Confira quais são a seguir.
Simplicidade
Ao procurar por ideias para o nome da sua loja virtual opte por nomes curtos e simples, que sejam fáceis de memorizar e pronunciar.
Ter um nome curto traz diversas vantagens:
- É fácil de memorizar
- É fácil de pronunciar
- Facilita a propagação da marca
- Reduz os riscos de erros de digitação
Objetividade
O nome da loja deve conversar com o público alvo de forma direta e impactante e ajudar no processo de identificação do público com a loja
Escolha um nome que transmita de forma objetiva qual o segmento de atuação da sua loja, quais os produtos são vendidos ou o conceito da marca.
Originalidade
A originalidade é um quesito importante para que o nome escolhido faça sucesso e traga bons resultados.
Ao reunir as opções de nome para uma loja virtual certifique-se de que suas ideias são inspiração e não cópia dos nomes de outras lojas.
Tipos de Nomes
1. NOMES PATRONÍMICOS
Se referem a marcas com nomes próprios, como Ford e Lacoste. Na internet, os exemplos mais famosos são Magazine Luiza e Ricardo Eletro.
2. NOMES DESCRITIVOS
São usados para descrever de forma direta o produto ou a marca. Esse tipo de nome é usado principalmente em órgãos públicos ou coletivos, como, por exemplo, o Banco do Brasil.
3. NOMES TOPONÍMICOS
Se referem a um lugar geográfico com o qual a marca ou o produto fazem alusão. Pode ser o nome de uma rua, de uma cidade ou até mesmo de um mar ou de um rio. Exemplos: Casas Bahia e Lojas Americanas.
4. NOMES METAFÓRICOS
Esse tipo de nome serve para destacar as qualidades do produto. Um exemplo é a marca Jaguar, que escolheu o nome do animal para demonstrar o alto desempenho de seus carros.
5. NOMES ENCONTRADOS
Essa modalidade faz uso de palavras que já existem no dicionário, mas dá um novo sentido para elas. Um exemplo é a operadora telefônica Vivo.
6. NOMES ARTIFICIAIS
Nesse caso, a marca é composta pela união de pedaços de palavras, que juntos criam uma nova palavra. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é o da Petrobras.
7. ABREVIAÇÕES
Esse caso é utilizado quando o nome da marca é muito grande e precisa ser reduzido para ser falado pelo público. Essa é a razão de a empresa Transportes Aéreos Marília ser chamada de TAM.
8. NOMES DE STATUS
Por fim, esses nomes dão uma qualidade à marca ou ao produto que vendem, como o chocolate Diamante Negro.
Como ter ideias de nomes para marcas?
A maior dificuldade na hora de criar um nome para uma loja virtual é a falta de ideias ou justamente o excesso delas.
Enquanto algumas pessoas sequer conseguem ter a primeira ideia, outras são extremamente criativas e acabam ficando perdidas em meio a tantas opções.
No primeiro caso é preciso expandir a mente e sair à procura de referências, a dúvida então é: onde procurar idéias?
As referências para criação de um nome para uma loja virtual podem vir de diversos locais: dos produtos vendidos pela loja, de alguma característica do público alvo, da história da marca…
Abaixo listamos alguns dos principais pontos de partida para ter ideias de nomes para uma loja virtual.
Público Alvo
O nome da sua loja virtual precisa gerar identificação com o seu público alvo, para isso é preciso se aprofundar no comportamento e características dos seus principais compradores.
Seu público alvo faz parte de um grupo específico? Geeks, músicos, estudantes? Algumas dessas características podem ser usadas para formar um nome original e impactante.
História da Marca
Toda marca tem uma trajetória que carrega muitas histórias e memórias. Esse também pode ser um local com um forte arsenal criativo para o nome da marca.
Uma data, um lugar, algo pessoal e significativo que pode ser transformado em um símbolo marcante e fazer com que o público alvo engaje com sua marca.
Concorrência
Observar outras lojas do segmento é importante tanto para traçar um plano de marketing quanto para ter ideias de conceitos criativos.
Esse estudo vai servir tanto para o surgimento de novas ideias quanto para a eliminação de idéias que já tenham sido executadas, preservando a originalidade do seu projeto.
Dicas para escolher um nome para loja virtual
Verifique a disponibilidade do domínio
Nada pior que escolher um nome para sua marca e descobrir que ele já existe está sendo utilizado por outra pessoa.
Para evitar essa frustração pesquise previamente em sites de compras de domínio como a hostgator ou daddy se o nome escolhido está disponível.
Criatividade
Ser criativo pode ser uma tarefa complicada, mas também pode ser muito divertida!
Pesquise por adjetivos e sinônimos para criar variações interessantes para os nomes que você pensar.
Conclusão
Escolher um nome para sua loja virtual é um processo que exige dedicação e tempo. Não tenha pressa nesta etapa, estude a concorrência, faça pesquisas e consulte seus amigos e familiares.
Não se esqueça de ter um caderneta sempre por perto para anotar as idéias e de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas e conteúdos que ajudarão no crescimento do seu e-commerce!