Montar uma loja virtual de sucesso envolve muita dedicação e empenho, porém sem o conhecimento dos principais elementos que compõem um e-commerce todo seu esforço pode acabar não gerando resultados.

Para te ajudar a elaborar um planejamento bem sucedido, vamos te contar quais são os elementos básicos e como montar uma loja virtual de sucesso. Saiba agora o que não pode faltar!

Layout Responsivo

Ao iniciar a construção da sua loja virtual esteja atento a um elemento essencial: a responsividade.

Ter um layout responsivo assegura que sua loja seja corretamente exibida em qualquer tipo de dispositivo, desde computadores a smartphones e tablets, adaptando-se a todos os diferentes tipos de tela sem comprometer o design.

Desse modo os visitantes terão uma navegação muito mais agradável, o que acaba gerando um impacto positivo na experiência do usuário e consequentemente nas conversões da sua loja.

Identidade Visual 

Uma das grandes características das lojas virtuais de sucesso é a capacidade de despertar emoções e gerar desejo nas pessoas, e uma das formas mais efetivas de fazer isso é através da identidade visual.

A identidade visual é a combinação de diferentes elementos gráficos como cores, formas, fontes e ilustrações que têm a missão de comunicar a personalidade do negócio ao público e tornar a marca reconhecida e desejada.

Além da identidade visual do site você também deve se dedicar ao design das embalagens personalizadas do seu e-commerce. Este é um elemento fundamental para quem deseja se diferenciar e se destacar enquanto proporciona uma experiência única a seus consumidores.

Descrição dos Produtos

De nada adianta ter um layout responsivo e uma identidade visual de qualidade se as descrições dos produtos não aumentarem o desejo e a necessidade de compra do seu cliente. 

A escrita persuasiva, também conhecida como copywriting, é um requisito vital para as conversões de um e-commerce. É através dela que você convence o cliente de que o produto vendido em sua loja é exatamente o que ele precisa para solucionar seu problema.

Por isso é fundamental investir neste elemento pensando para além das informações técnicas do produto e sim no que o público alvo gostaria de ler. Seja criativo, persuasivo e esteja atento aos erros gramaticais que podem comprometer seriamente a credibilidade da loja.

Suporte e Atendimento

Não fique preso ao whatsapp e mantenha diferentes canais de comunicação com seus clientes e sempre responda aos comentários, perguntas e interações de seus seguidores. Lembre-se: a forma como você interage e se posiciona em suas redes sociais é uma amostra da qualidade do atendimento e isto pode interferir positivamente ou negativamente na imagem que o consumidor têm da sua marca.

Hoje em dia existem os chamados chatbots, robôs inteligentes que realizam atendimentos virtuais humanizados, tiram dúvidas e até realizam vendas, otimizando o tempo e a produtividade da loja virtual.

Outra dica essencial é que você crie uma FAQ em seu site com uma lista de dúvidas frequentes relacionadas ao seu negócio, ressaltando informações como formas de pagamento, perguntas sobre frete e prazos de entrega.

Otimização para Mecanismos de Busca

Otimizar a sua loja virtual com técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) possibilita que o seu negócio atinja um melhor posicionamento em pesquisas através do Google e outros buscadores, o que contribui para que a sua loja se torne mais conhecida.

Em uma e-commerce, o SEO é o que permite que os mecanismos de busca apresentem a sua loja nos resultados de busca quando um usuário fizer uma pesquisa por algo que você oferece ou pelo nome da sua loja. 

Portanto, leve sempre em conta o que as pessoas buscam na hora de criar suas URLs, nomes de produtos e as categorias da sua loja.

Blog

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre inbound commerce, sua importância e as diversas vantagens e benefícios que esta estratégia pode trazer ao seu negócio. Para as lojas virtuais, ter um blog é uma estratégia primordial para atrair clientes qualificados e aumentar a autoridade da marca.

Através da produção de blog posts usando as palavras-chave mais buscadas pelo seu público alvo você pode atrair centenas de pessoas para a sua página de forma orgânica, apresentando seus produtos e soluções exatamente quando estas pessoas estão à procura.

Você pode produzir diversos tipos de blog posts como dicas, tutoriais, reviews de produtos e muitos outros, porém é de suma importância que estes conteúdos abordem assuntos que estejam alinhados com os interesses e dores do público-alvo.

Múltiplas Formas de Pagamento

Existem muitos motivos que podem levar ao tão temido abandono de carrinho, um deles é quando o cliente não encontra o método de pagamento que ele procura. Este fator pode ocasionar a perda de muitas vendas, por isso é tão importante disponibilizar várias opções.

Além das opções clássicas com cartão de débito e crédito, se possível disponibilize também a opção de pagamento via boleto e transferência bancária. É possível aperfeiçoar ainda mais as formas de pagamento da sua loja integrando um intermediador de pagamento à ela, como PagSeguro ou MercadoPago, por exemplo.

Uma dica que não está relacionada à forma de pagamento, mas pode ser muito útil é: caso haja a possibilidade de parcelamento, deixe a informação em um local estratégico em que o cliente possa visualizar facilmente. Este pode ser um atrativo para que ele finalize a compra.

Segurança

A maioria das pessoas ainda têm receio de fazer compras online e sofrer algum tipo de dano, como ter o cartão clonado e outros riscos relacionados à exposição de dados na internet, por isso é essencial garantir que o ambiente de sua loja é seguro contra esse tipo de ataque.

A melhor forma de fazer isso é ter um certificado SSL que criptografa as informações fornecidas ao site, protegendo-os de ponta a ponta e impedindo que sejam acessadas ou compartilhadas por invasores.

O certificado SSL é uma proteção de alta qualidade presente em todas as lojas virtuais mais seguras do mundo e sua presença é identificada por um cadeado ao lado da barra de endereços.

Gostou das nossas dicas de como montar uma loja virtual de sucesso? Deixe seu comentário!

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