Apertem os cintos, porque muito está para acontecer no Instagram nos próximos 12 meses. Veja as próximas tendências de marketing da plataforma.

As compras conduzidas pelos criadores vão revolucionar a forma como fazemos compras on-line, a alimentação cronológica está pronta para retornar – e, de cabeça erguida, estamos prestes a ver muito mais conteúdo sugerido vindo em nosso caminho.

E isso é apenas a ponta do iceberg. Pronto para chegar à frente da curva? Aqui estão as seis maiores tendências de marketing da Instagram que você precisa conhecer em 2022:

Tendências de marketing #1: A Introdução de feeds cronológicos e de conteúdo sugerido

Seus olhos não estão enganando você: a alimentação cronológica pode estar voltando muito em breve. Então o que isto significa para o Instagram em 2022?

Estamos colocando nosso dinheiro em um novo Home feed que tem a opção de alternar entre um feed “Sugerido para você” e um feed “Seguinte” cronológico. Soa familiar? Bem, isso é porque é. 

O TikTok já abriu caminho com este formato e, claramente, funciona; O TikTok é agora oficialmente mais popular do que o Instagram entre os usuários do Gen Z sediados nos EUA.

Tendência de marketing #2: Os formatos de vídeo serão fundidos

O Instagram já fundiu a IGTV em Vídeos de Feed – mas estamos fazendo uma cobertura de nossas apostas em uma oferta de vídeos Instagram mais otimizada em 2022. 

Com vídeos de feed, reels e stories, o Instagram ainda em jogo, é altamente provável que  avance para uma abordagem mais unificada.

De fato, já vimos relatos de que o Instagram está testando um feed vertical Instagram Stories. Parece similar ao Reels, certo?

Obviamente este novo formato está atualmente em modo de teste – mas agora que já vimos, não parece muito difícil ter uma única alimentação que reúna vídeos de alimentação, reels e histórias.

Tendência de marketing #3: O comércio liderado pelo criador mudará a maneira como compramos

Se você pensava que o Instagram estava se transformando em uma plataforma de compras, prepare-se, porque ainda não viu nada. Por quê?

Porque em 2022, o Instagram estará lançando mais amplamente seu programa de afiliados criadores nativos, o que proporcionará um incentivo monetário significativo para que influenciadores de todos os tamanhos vendam produtos em nome de marcas. 

A introdução da receita de afiliados (ou “baseados em comissões”) no Instagram elimina a necessidade de acordos e contratos complexos – tornando o marketing influente no aplicativo muito mais fácil para todos se envolverem. 

E isso não é tudo. O Instagram está preparado para disponibilizar “Lojas de Criadores” para mais usuários na plataforma – proporcionando um novo destino para os influenciadores e criadores mostrarem produtos de marcas que amam (enquanto ganham comissão com as vendas que inspiram).

O resumo: as compras lideradas pelos criadores estão prestes a se tornarem mainstream – portanto, não se surpreenda quando suas receitas Instacart atingirem novas alturas em 2022.

Tendências de marketing #4: A Ascensão das personalidades das marcas

Já se foram os dias em que o Instagram era apenas para compartilhar imagens esteticamente agradáveis. Agora, o aplicativo é o lar de algo muito mais impactante: comunidade e conversa. 

Isso mesmo, o Instagram está colocando o “social” de volta nas mídias sociais! Então o que isso significa para as marcas e criadores? Em resumo, significa que é hora de trazer sua personalidade de volta à mesa.

Quer isso signifique aparecer nos Stories, trazer sua voz para suas legendas, ou ser criativo para as câmeras Instagram Reels. Mais tarde, um membro de sua equipe vai toda semana ao Instagram Stories para compartilhar algumas lições chave sobre um tópico de mídia social com tendências. É informal, comunicativo e cheio de personalidade.

Como resultado, somos capazes de nos conectarmos em um nível mais profundo com nossos seguidores mais conectados – construindo um senso mais forte de comunidade e encorajando o engajamento.

Tendências de marketing #5: Vídeos Memes Reinarão Supremo

Memes serão para sempre uma receita para o sucesso instantâneo – mas em 2022, eles estão em vídeo estão onde estão no Instagram. Os video memes são como os memes estáticos – algo abstrato, engraçado, ou bonito, emparelhado com um sentimento relatável – mas em um formato mais dinâmico e envolvente.

“A evolução para o vídeo memes é uma progressão natural”, compartilha Mel Mckechnie, Gerente de Mídia Social de Posterior. “As vídeo-memórias permitem que as piadas sejam um pouco mais profundas e que mais histórias sejam contadas com o formato”. Também mantém seu público no posto por mais tempo, esperando pela próxima peça de relatabilidade”.

Como o Instagram continua a priorizar os vídeos em formato curto acima de todos os outros formatos, os vídeo-memensagens são definidos para ser um bilhete quente para o sucesso viral.

Tendências de marketing #6: novos e melhorados recursos de engajamento comunitário

Quando se trata de avisos de conversação, ninguém faz isso como o Instagram. Das reações emoji aos adesivos da história interativa, o Instagram sabe como conduzir a conversa e construir comunidade – e esta é uma vantagem que eles não vão comprometer em 2022. 

Então, o que poderemos ver nos próximos 12 meses? Em primeiro lugar, prevemos que os adesivos de compromisso de condução (“como o adesivo pergunta”) entrarão no bate-papo dos reels. Além disso, antecipamos que as respostas aos comentários se tornarão mais envolventes e interativas – com a capacidade de responder através de um vídeo ou de uma nota de voz. 

O que tiramos disso tudo? Se você ainda está pensando no Instagram como uma plataforma de compartilhamento de fotos, preste atenção, porque as coisas mudaram de uma maneira GRANDE.

Ele é um canal de comunicação imersivo, e se você quiser ter sucesso em 2022, é hora de arregaçar as mangas, ficar em frente à luz vermelha e deixar sua personalidade brilhar. Quanto mais dinâmico, pessoal e envolvente for seu conteúdo, melhor!

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