As pequenas empresas em todo o mundo sabem que as mídias sociais estão aqui para ficar. Basta olhar a demografia das mídias sociais através das plataformas para saber disso! Mas isso não significa que você teve a chance de dedicar o tempo ou o esforço necessários para cultivar uma presença adequada nas mídias sociais corretas corretas.

Mesmo que você não tenha otimizado sua presença na mídia social, ainda há tempo, e os benefícios valerão a pena o esforço. Há muitas vantagens em cultivar sua marca nas mídias sociais. Pode ajudar a melhorar o atendimento social ao cliente de sua marca, permitir que você se comunique com clientes e prospects em um novo nível, ajudar a envolver e alcançar novos públicos, construir autoridade e direcionar tráfego para seu website.

Em resumo, criar uma estratégia prática de mídia social pode impulsionar o crescimento de sua pequena empresa, promovendo relacionamentos duradouros e leais com clientes em potencial e potenciais clientes. Para garantir que a presença de sua marca nas mídias sociais seja gerenciada com qualidade e consistência, use um guia de estilo de mídia social para acompanhar os muitos elementos diferentes.

Pequenas empresas nas mídias sociais
Imagem: Canva

Escolha as Mídias Sociais Certas

A mídia social explodiu desde que o Facebook se tornou público em 2012, e há milhares de redes dedicadas a tudo, desde conectar antigos colegas de classe ao ativismo social.

Então, com todas essas opções, como uma empresa escolhe as corretas? O conselho da maioria dos especialistas é juntar-se aos mais populares, e escolher os corretos se resume ao seu público e aos seus objetivos. Aqui estão algumas informações que o ajudarão a começar:

  • Facebook: a maior plataforma, tem 2,89 bilhões de usuários ativos mensalmente, e o site é ideal para empresas que querem gerar leads e construir relacionamentos. Se você é um iniciante na rede, confira este guia de publicidade no Facebook!
  • LinkedIn: a plataforma para redes comerciais pode ser usada tanto por empresas B2B como B2C para criar confiança, construir autoridade e envolver o público.
  • Twitter: cuja plataforma é imediata, é perfeita para empresas cujo maior público tem menos de 50 anos e que precisam estar a par de informações sensíveis ao tempo, como notícias de última hora, anúncios e tópicos de tendências.
  • Pinterest: o site de compartilhamento de fotos, é uma plataforma fantástica para empresas com apelo visual (pense em restaurantes, moda, arte, viagens e casamentos). É mais para descoberta social do que para redes sociais, e é ótimo para impulsionar as vendas porque muitos usuários procuram o site para planejar compras.
  • Snapchat: a plataforma de conteúdo expirado, é um dos sites de redes sociais que mais cresce, apesar dos rumores de que a empresa matriz Snap estava com problemas há alguns anos. As empresas podem alavancar o Snapchat oferecendo promoções, fornecendo conteúdo personalizado, dando acesso exclusivo e construindo relacionamentos com influenciadores para impulsionar o reconhecimento e a fidelidade à marca.
  • Instagram: A Instagram foi tão bem sucedida que apenas 2 anos após seu lançamento foi comprada pelo Facebook, em 2012. Seu sucesso está enraizado em permanecer fiel ao seu objetivo original – permitir que os usuários postem fotos e vídeos a partir de seu celular. A criação da Instagram Stories (uma idéia roubada do Snapchat!) com conteúdo que expira em 24 horas, permitiu acumular quase 1 bilhão de usuários globais.
  • TikTok: Um fenômeno no mundo da mídia social, TikTok é uma força a ser considerada, vendo um rápido crescimento durante a pandemia Covid-19. É o primeiro aplicativo que não pertence ao Facebook a ter alcançado 3 bilhões de instalações devido a sua popularidade entre os influenciadores e celebridades.

Estabeleça um objetivo

Ser ativo nas mídias sociais tem uma série de benefícios para seu negócio, e há muitas coisas que você pode realizar com uma presença social. Isto inclui a prestação de serviço ao cliente, engajar clientes, gerar leads, expandir seu público, impulsionar as vendas, aumentar o tráfego na web, obter insights e feedback valiosos, e muito mais.

Mas para alcançá-los com qualquer medida de sucesso, você deve ter um objetivo a ser alcançado porque terá que tomar medidas para criar uma estratégia de mídia social e chegar lá. Suas técnicas de condução de vendas, por exemplo, serão diferentes de sua abordagem para melhorar sua oferta de serviço ao cliente. Portanto, é importante saber o que você quer realizar.

Elabore uma estratégia de Mídias Sociais

Ter um objetivo para melhorar sua presença nas mídias sociais é ótimo, mas é apenas o começo. Uma vez que você saiba o que quer alcançar, você tem que elaborar um plano para chegar lá.

Comece designando a pessoa ou pessoas que farão parte da equipe de mídia social, e quebre seus papéis e responsabilidades para que todos saibam o que é esperado e quando.

Você também deve decidir sobre sua frequência de postagem, e criar um calendário de conteúdo que o ajudará a planejar as postagens e não perder dias. Esta abordagem de agendamento é uma grande parte de sua estratégia e existem ótimos modelos de calendário de mídia social que você pode usar para planejar:

  1. Quem é seu público
  2. Em que tópicos e assuntos seu público está interessado
  3. O conteúdo útil que você já tem
  4. Que tipo de conteúdo você ainda precisa criar ou coadjuvar
  5. Quando e em quais plataformas o conteúdo será publicado
  6. A maneira mais eficaz de desenvolver uma estratégia para seu negócio é aprender com o melhor.
  7. Considere um curso de mídia social e marketing que se concentre em pesquisa social e estratégia social para que você encontre seu público e saiba como envolvê-lo.
Casal ao celular

Faça um Plano de Criação ou Curadoria de Conteúdo com seu público em mente

Conhecer seu público é fundamental quando se trata de encontrar sucesso com o envolvimento das mídias sociais. Isto porque os interesses e necessidades de seu público determinarão o tipo de conteúdo que você deve compartilhar e a forma como você engaja seus seguidores.

Por exemplo, se você é um mosteiro de café, seu público-alvo pode estar interessado em receitas de bebidas de café chiques, dicas e técnicas de preparo, e outros artigos relacionados a Java. Algumas das coisas importantes que você deve saber sobre seu público incluem idade, localização, sexo, objetivos, gostos, necessidades, comportamentos, desafios e pontos de dor.

Não importa quem seja seu público, o conteúdo que você compartilha deve ser sempre de alta qualidade e relevante. Você deve investigar os tipos de conteúdo popular e priorizar vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo visual com a maior frequência possível, pois estes são favorecidos por todos os demográficos e públicos.

Envolva ativamente seu público em formas relevantes

Embora o conteúdo seja extremamente importante nas mídias sociais, não é suficiente simplesmente postar seu conteúdo e ir embora. Você tem que criar conteúdo que estimule e divirta-se para se conectar e impulsionar o engajamento. Dessa forma, você pode fomentar as relações que deseja construir e ganhar a confiança de seu público.

Há muitas maneiras de você se engajar com seu público:

  • Comente sobre os posts
  • Iniciar e participar de conversas
  • Compartilhar informações relevantes
  • Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
  • Fazer e responder perguntas
  • Post polls and follow up with the results
  • Abordar reclamações e críticas
  • Mostrar apreço pelos clientes

Manter uma presença constante e uma voz de marca

A mídia social não é um negócio único e feito. É preciso tempo e paciência para cultivar uma presença confiável.

Uma plataforma ideal para a construção e reconhecimento da marca, é crucial que cada posto esteja alinhado com sua marca e imagem. Isto pode se tornar difícil se você tiver várias pessoas designadas às mídias sociais, porque cada um trará sua própria personalidade para seus postos. Por esta razão, é melhor limitar o número de pessoas responsáveis pela postagem e garantir que todos conheçam a voz e a imagem que você quer apresentar.

Quando se trata de postagem, as ferramentas de automação utilizadas efetivamente podem economizar muito tempo e garantir sua presença em suas redes, mesmo quando você não está! Com as ferramentas corretas, você pode minimizar o tempo que tem para se dedicar às mídias sociais, mas ainda assim será necessário pelo menos 15 minutos por dia para monitorar seus canais e responder a perguntas .

Em termos de frequência de postagem, o número certo realmente depende da plataforma que você está utilizando. Para o LinkedIn e Facebook, não poste mais de uma vez por dia, e limite as postagens a cinco vezes por semana. O Twitter, por outro lado, muda tão rapidamente que quanto mais você postar, melhor. Com o Pinterest, 11 pinos por dia parece ser o número mágico, enquanto o público da Instagram parece gostar de 1-2 postagens por dia.

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